SERVIÇOS

“Empresas existem para criar valor para todos os stakeholders (consumidores, acionistas, funcionários, analistas, comunidade, jornalistas, fornecedores, governo, etc.), não apenas para parte deles.”
- Valor e Reputação

O principal ativo intangível é reputação corporativa (composta por atributos como qualidade dos executivos, posicionamento estratégico, ambiente de trabalho e gestão de talentos, governança e sustentabilidade/ESG, capacidade de inovar, solidez dos resultados financeiros/estrutura de capital e qualidade de produtos/serviços).

A ZM&Associados valoriza reputações corporativas em termos financeiros, decompondo-as em principais drivers.

A metodologia está embasada nos conceitos da Reputation Dividend (consultoria londrina) e contempla quatro componentes: (i) tamanho relativo do intangível no balanço das empresas (versus valor de mercado ou proxy de valuation para empresas de capital fechado); (ii) pesquisa junto aos principais stakeholdes; (iii) notícias na mídia; e (iv) modelagem incorporando o desempenho financeiro das companhias.

Estratégias para a gestão proativa da Reputação Corporativa

Compreender o que leva uma determinada companhia a obter e sustentar resultados superiores àqueles obtidos pelos seus concorrentes é desafio crescente e cada vez mais relevante para a alta administração.

Contudo, não basta apenas essa compreensão. É necessário ter capacidade de pró-agir, impactar e engajar stakeholders – afinal, o engajamento dos públicos de interesse é o principal elemento de gestão da reputação corporativa.

A ZM&Associados desenvolve estratégias e operacionaliza processos interdepartamentais que asseguram a maximização de seu valor financeiro e a mitigação de riscos reputacionais.

Desenvolvimento de Programa integrado para criação sustentável de valor

A ZM&Associados utiliza metodologia proprietária de cinco passos para o desenvolvimento da “Jornada de criação sustentável de valor”. Trata-se de um programa integrado que envolve todas as áreas empresariais para assegurar a maximização do valor para os acionistas.

Treinamentos

A ZM&Associados realiza workshops e treinamentos junto a conselheiros de administração e principais executivos corporativos nas diversas disciplinas de gestão de reputação e de valor para assegurar base conceitual e alinhamento para a implantação bem sucedida da “Jornada de criação sustentável de valor”.

• Tangibilização da reputação corporativa (índice e gap de reputação)
  • Maximização do valor aos acionistas (índice e gap de valor)
  • Gestão eficiente dos riscos reputacionais
  • Estratégias de comunicação e impacto aos stakeholders